Roupas íntimas: A melhor maneira de lavá-las

Se engana quem pensa que para lavar as roupas íntimas basta colocá-las na máquina junto das outras roupas, colocar para secar e pronto.

As calcinhas, sutiãs e biquínis (as cuecas também, oras!) precisam de atenção especial quando o assunto é lavagem porque estão em contato com regiões muito sensíveis do corpo e com potencial para infecções.

Pensando nisso, hoje vamos te ensinar a melhor maneira de lavar as suas roupas íntimas. Continue lendo para saber tudo!

Como lavar as roupas íntimas?

A primeira orientação é que as roupas íntimas devem ser lavadas separadas das demais roupas, principalmente de peças masculinas. As meias também devem ser lavadas separadamente.

Uma dica simples é usar água quente na lavagem para uma melhor eliminação das bactérias.

Além disso, o sabão que você usa fará diferença na lavagem. O ideal é usar um sabão neutro ou uma versão específica para lavagem de roupas íntimas. Você os encontra nos supermercados e farmácias.

Por fim, você deve enxaguar as roupas e retirar todo o resíduo de sabão das calcinhas, sutiãs e cuecas. Se você usar máquina de lavar, vale programar a máquina para fazer dois enxágues.

A secagem deve ser feita em lugar arejado e ventilado, preferencialmente com sol.

Lavando os sutiãs

Por se tratarem de peças mais delicadas, você pode comprar sacos para lavar os sutiãs separadamente, mesmo que seja na máquina.

Eles protegem as roupas mais delicadas e evitam que elas fiquem emboladas dentro da máquina. Esse utensílio é vendido como sacos para lavar roupas delicadas.

Posso lavar minhas calcinhas no chuveiro?

Apesar de ser muito prático, lavar as calcinhas no chuveiro não é recomendado pelos ginecologistas. Primeiramente porque elas serão lavadas com sabonete, o que não é ideal.

Além disso, muitas mulheres costumam deixá-las secar ali mesmo, penduradas no box ou na torneira e isso aumenta as chances de infecção por fungos ou bactérias, já que se trata de um ambiente úmido.

Se você não tiver outra opção a não ser lavar as calcinhas no chuveiro, como em uma viagem, por exemplo, a nossa dica é que você as enxágue bem e coloque para secar em local ventilado.

E quanto a passar as calcinhas com ferro?

Ponto positivo para quem coloca as calcinhas junto da pilha de roupas para passar. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar possíveis causadores de infecções.

Como guardar as roupas íntimas?

Além da lavagem, a maneira de guardar as roupas íntimas também influencia na sua saúde e na durabilidade delas.

Por isso, você nunca deve guardar as calcinhas, sutiãs e cuecas úmidos. Além disso, eles devem ser guardados em uma gaveta separada, longe das outras peças de roupa.

Também não são recomendados usar sabonetes e acessórios que dão perfume as roupas íntimas.

No caso dos sutiãs, você nunca deve amassar ou dobrar o seu bojo, para não danificar a peça.

E você? Tem alguma dica de lavagem de roupas íntimas? Conte pra gente nos comentários!

Posts Relacionados:

Leave a Reply