Protetor solar: Como escolher o ideal para a sua pele

Sem dúvidas você já ouviu a mais valiosa dica sobre cuidados com a pele: Use protetor solar! E talvez, mesmo sabendo da importância de usá-lo diariamente, ele ainda não é parte da sua rotina.

Acertei? Pois foi pensando em você, que ainda não possui o seu queridinho, que fizemos o post de hoje. A seguir, confira nossas dicas de como escolher o protetor solar ideal para a sua pele!

Dois fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor protetor solar para você: O tom e o tipo da sua pele.

Fator de proteção e tom pele

Independente do seu tom de pele, o fator mínimo recomendado pelos dermatologistas é o 30, que garante proteção contra os raios nocivos, envelhecimento celular e o temido câncer de pele. Porém, o fator de proteção deve aumentar no caso de pessoas com pele clara, conforme explicaremos a seguir. Além disso, na hora de escolher o protetor, dê preferência para os que possuem proteção de amplo espectro, que protegem contra os raios UVA e UVB.

Fator 30

Deve ser usado por pessoas de pele morena a negra, que não sei queimam facilmente.

Fator 45 – 60

Indicado para as pessoas com pele morena a clara, que se ficarem expostas ao sol por um longo período ficam com a pele avermelhada.

Fator 60 ou mais

Indicado para as pessoas com a pele muito clarinha, principalmente as crianças. Nesse caso, mesmo com o protetor, a pessoa deve se manter sempre protegida do sol.

Tipo de pele

A primeira coisa que você precisa saber é que a fórmula dos protetores solares muda conforme sua indicação: rosto ou corpo. Por isso, esse é o primeiro item que você deve ficar atenta ao comprar o produto. Além disso, no caso de protetores solares para o rosto, você deve escolher de acordo com o seu tipo de pele: oleosa, normal ou seca, já existem produtos no mercado para cada uma delas. Veja abaixo!

Pele seca

Opte por um protetor que além da proteção solar, também hidrate levemente a sua pele.

Pele oleosa

No caso das pessoas de pele oleosa, o mais indicado são os protetores “oil free” ou em gel.

Pele normal

Se você possui pele normal, pode optar pelo protetor solar que mais faz bem para a sua pele. Porém, para descobrir isso, você terá que testar. Compre um produto hidratante e um oil free e veja qual deles se adapta melhor à sua pele.

Dicas para usar seu protetor solar corretamente!

  • Se você praticou alguma atividade física e transpirou muito ou deu um mergulho no mar ou piscina, reaplique o protetor solar. No caso de exposição prolongada ao sol, também vale reaplicar o produto a cada 2h.
  • Use o produto de maneira generosa, principalmente nas áreas que exigem mais proteção, como o rosto. Para ter uma noção da quantidade, aplique cerca de uma bola de gude no rosto e pescoço.
  • Mesmo usando o protetor solar, evite a exposição entre 10h e 16h, horários em que o sol está mais forte.

Posts Relacionados:

Leave a Reply