Óleo de coco para cozinhar: benefícios e como usar

Óleo de coco para cozinhar

O óleo de coco tem causado uma verdadeira revolução no que diz respeito a óleos que fazem bem à saúde, e ele com certeza se tornou um dos alimentos mais queridos de se ter na cozinha quando o assunto é uma melhor alimentação.

O que acontece em relação ao óleo de coco para cozinha é que ele é muito mais saudável do que os óleos de cozinha comuns, isso porque ele contém “gorduras saudáveis” ​​que são os conhecidos ácidos graxos de cadeia média, onde 91% da gordura no óleo de coco são gorduras saturadas saudáveis.

Ao contrário dos ácidos graxos de cadeia longa encontrados nos óleos vegetais, os ácidos graxos encontrados no óleo de coco são:

  • Mais fáceis de digerir
  • Não são facilmente armazenados como gordura
  • São antimicrobianos e antifúngicos
  • Têm um menor tamanho, permitindo uma permeabilidade celular mais fácil para conseguir energia imediata
  • São processados pelo fígado, o que significa que eles são imediatamente convertidos em energia em vez de serem armazenados como gordura

Tudo isso mostra por que este óleo de coco é um verdadeiro super óleo, e é por isso que os benefícios do óleo de coco são tão abundantes e surpreendentes. Sendo assim, o óleo de coco é considerado um dos óleos mais saudáveis para cozinhar, e sim, ele pode substituir os óleos de soja, canola, milho, entre outros.

É verdade que o óleo de coco tem um sabor mais presente do coco, e que esse sabor irá aparecer um pouco mais na hora de cozinhar, porém, você pode escolher o óleo de coco para o uso geral na sua cozinha caso se acostume com seu sabor mais acentuado, ou então, você pode escolher utilizar o óleo de coco em algumas receitas especiais como em saladas, sobremesas, pequenos lanches, e até mesmo na hora de grelhar carnes brancas ou para saltear legumes.

O óleo de coco para cozinhar então, é uma ótima opção para quem busca uma cozinha mais saudável, onde você poderá contar ainda com os seguintes benefícios:

Óleo de coco para perda de peso

Por causa das habilidades de criação de energia do óleo de coco e o fato dele ser um óleo sem carboidratos, não é de se admirar que ele seja benéfico na perda de peso. Isso acontece porque o óleo de coco ajuda a queimar gordura e calorias e diminuir o apetite, sendo considerado especialmente útil na perda de gordura na região da barriga segundo recentes estudos.

Prevenção de doenças cardíacas e hipertensão arterial

O óleo de coco é rico em gorduras naturais saturadas. As gorduras saturadas não só aumentam o colesterol saudável (conhecido como colesterol HDL) em seu corpo, mas também ajudam a converter o colesterol LDL “ruim” em colesterol bom.

Ao aumentar o HDL no corpo, o óleo de coco ajuda a promover a saúde do coração e reduzir o risco de doença cardíaca. O óleo de coco também beneficia o coração ao baixar os triglicerídeos elevados.

Trata a infecção urinária, renal e protege o fígado

O óleo de coco é conhecido por melhorar e curar infecções do trato urinário e infecções renais. Os ácidos graxos presentes no óleo de coco funcionam como um antibiótico natural, interrompendo o revestimento de lipídios nas bactérias e matando-os. Pesquisas também mostraram que o óleo de coco protege diretamente o fígado de diversos danos.

Reduz a inflamação e a artrite

Em um estudo na Índia, os altos níveis de antioxidantes presentes no óleo de coco reduziram a inflamação e trataram a artrite de forma mais eficaz do que os principais medicamentos indicados para tal.  Em outro estudo recente, o óleo de coco ajudou a suprimir células inflamatórias, trabalhando como analgésico e anti-inflamatório.

Melhora o sistema imunológico (Antibacteriano, Antifúngico e Antiviral)

O óleo de coco contém ácido láurico (monolaurina), que é conhecido por reduzir casos de candidíase, combater bactérias e criar um ambiente hostil para vírus. Muitas doenças hoje são causadas pelo excesso de bactérias, fungos, vírus e parasitas no corpo.

Você pode substituir grãos e açúcares em sua dieta pelo óleo de coco como fonte de combustível natural quando estiver doente. O açúcar alimenta o crescimento de bactérias ruins, então em vez disso, tome uma colher de sopa de óleo de coco três vezes ao dia quando estiver doente.

Melhora a energia e a resistência

O óleo de coco é fácil de digerir e também produz uma energia sustentada mais longa, aumentando seu metabolismo. Ao ingerir óleo de coco de qualidade, você pode obter maiores benefícios pois seus ácidos graxos são enviados diretamente para o fígado para serem convertidos em energia.

Hoje, muitos triatletas usam o óleo de coco como fonte de combustível durante treinamentos e corridas, principalmente em eventos de longa distância. Você pode fazer um combustível de energia caseiro misturando óleo de coco, mel e sementes de chia em partes iguais e consuma 30 minutos antes do exercício.

Melhora a digestão e reduz as úlceras do estômago e a colite ulcerativa

O coco também melhora a digestão, pois ajuda o corpo a absorver vitaminas lipossolúveis, cálcio e magnésio. Se o óleo de coco for tomado ao mesmo tempo que ácidos graxos ômega-3, ele pode torná-los duas vezes mais eficazes, pois eles estão prontamente disponíveis para serem digeridos e usados ​​pelo organismo.

O óleo de coco pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, destruindo bactérias ruins. O óleo de coco beneficia a saúde digestiva e ajuda a tratar ou prevenir úlceras no estômago e colite ulcerativa.

Melhora problemas de pele (queimaduras, eczema, caspa, dermatite e psoríase)

O óleo de coco é maravilhoso como um sabonete para limpar o rosto e hidratante, mas também pode tratar muitos distúrbios da pele. Os ácidos gordurosos (caprílico e laurico) no óleo de coco reduzem a inflamação internamente e externamente e hidratam, tornando-os uma ótima solução para todos os tipos de condições de pele.

O óleo de coco protege a pele e tem muitos antioxidantes que o tornam ideal para curar outros problemas de pele. Além disso, as propriedades antimicrobianas equilibram as fontes de fungos que podem causar muitos problemas de pele.

Previne a osteoporose

O estresse oxidativo e os radicais livres são os dois maiores culpados da osteoporose. Uma vez que o óleo de coco tem altos níveis de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, ele é considerado um tratamento natural líder para a osteoporose.

Outro dos incríveis benefícios do óleo de coco é ele que aumenta a absorção de cálcio no intestino. Pesquisas sobre osteoporose descobriram que o óleo de coco não só aumenta o volume e estrutura óssea em indivíduos, mas também diminuiu a perda óssea devido à osteoporose.

Melhora a Diabetes Tipo II

Quando as células se recusam a responder à insulina e já não absorvem glicose por energia, elas são consideradas resistentes à insulina. O pâncreas, em seguida, bombeia mais insulina para compensar e cria um ciclo de superprodução. A resistência à insulina é o precursor da diabetes tipo II.

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco ajudam a equilibrar as reações de insulina nas células e a promover o processo digestivo saudável. Eles tiraram a tensão no pâncreas e dão ao corpo uma fonte de energia consistente que não depende das reações de glicose, o que pode prevenir a resistência à insulina e diabetes tipo II.

Posts Relacionados:

Leave a Reply