Dicas para combater a oleosidade no rosto

Quem tem pele oleosa sabe o quanto dá trabalho controlar a produção de sebo e evitar problemas como cravos e espinhas. Outro desconforto é o aspecto descuidado que o brilho excessivo proporciona ao visual. Quando chega o verão, então, nem se fala…

Hoje, vou falar como combater a oleosidade e deixar sua cútis mais saudável e, é claro, sua imagem mais bonita. Maquiagem, sabonetes e até corte de cabelo fazem toda a diferença. Veja:

Cuidado com a temperatura dá água do banho

Prefira água morna ou fresca. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da epiderme. Com isso, o organismo “entende” que precisa produzir mais sebo. Resultado: as glândulas trabalham a todo vapor para compensar.

Escolha o sabonete certo

Produtos próprios para o rosto e que não agridem a pele desta região são os mais indicados. Algumas marcas possuem, inclusive, opções para cada tipo de pele.

Make-up

Use make criado especialmente para pele oleosa, ou seja, que não incentiva a produção de sebo. Os itens com o chamado efeito mate, aqueles com toque mais seco, também devem fazer parte do arsenal da sua beleza.

O pó é um aliado indispensável, especialmente entre as mulheres, que ficam constrangidas com o brilho excessivo.

combater-oleosidade-rosto

Ele está liberado, assim como outros produtos de maquiagem. Desde que a pessoa tenha o hábito de limpar corretamente a pele, todos os dias.

É bom lembrar: dormir maquiada, nem pensar! Não importa o tipo de pele.

Lenços umedecidos

Dependendo do tipo e da forma de uso, podem até piorar a situação. No geral, aliviam a sensação pegajosa, mas não resolvem o problema.

Se o lencinho trouxer substâncias que desgastam a pele…Ops! É melhor ficar longe dele! Por motivo semelhante ao banho quente demais, do qual falei lá no começo.

De preferência, tenha sempre à mão um pouco de loção adstringente, lenços de papel ou plaquinhas de algodão. São perfeitos para aqueles momentos nos quais não é possível lavar o rosto.

Poluição

É um dos agravantes, pois os agentes poluentes favorecem a inflamação da pele. Ou seja, pioram algo que já é típico do excesso de óleo: a acne.

Franja

Busque outra forma de seguir a moda ou valorizar seu estilo que não seja cabelo caindo sempre no rosto, em especial na testa. Os fios abafam a pele, que passa a ter dificuldade para respirar.

Além disso, a oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba presa à cútis.

Evite cortes que deixam as madeixas em contato permanente com a face ou, se for o caso, mantenha o cabelo preso na maior parte do tempo.

Use protetor solar, sempre!

Não dispense o produto, e escolha um adequado ao seu tipo de pele, como FPS 30, no mínimo. Geralmente, são formulados em gel, gel-creme ou fluido.

Ah! E ao contrário do que muita gente pensa, o sol pode até melhorar momentaneamente a oleosidade da pele, mas não tem qualquer ação redutora sobre as causas do problema.

Chocolate: verdade ou mito?

Muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não contribui para o aumento da oleosidade; outros indicam que a quantidade de gordura presente no alimento desencadeia a produção excessiva de sebo.

Enquanto não se chega a um consenso a esse respeito, na prática, o ideal é observar seu próprio metabolismo, ficar de olho na reação da pele depois da ingestão do produto.

Ar condicionado

Ele resseca não só o ambiente, mas a sua pele, provocando a desidratação dela e, com isso, estimulando o aumento na produção de óleo. É uma reação natural do organismo para tentar minimizar a perda de líquidos.

Se não for possível escapar do ar condicionado, hidrate-se bastante, aliviando os efeitos nocivos do aparelho sobre sua cútis.

Acabe de vez com o drama do excesso de brilho, e mostre que tem o controle da sua autoestima. Agora sim, você não vai precisar lavar o rosto várias vezes ao dia (aliás, isso não é recomendado), muito menos ficar dependente de paliativos que mais atrapalham do que ajudam.

Ninguém merece ficar “derretendo” por aí o dia inteiro, certo? Aproveite as dicas e ganhe mais tempo para mostrar o seu talento brilhando no trabalho e na vida pessoal. Sucesso!

Até breve com outros truques de beleza e bem-estar!

Posts Relacionados:

Leave a Reply