Como consumir spirulina corretamente

Spirulina

Disponível em forma de pó, em flocos ou na forma de comprimidos, a spirulina – um tipo de alga verde-água – possui altas concentrações de fitonutrientes, aminoácidos, vitaminas e minerais. Embora os estudos em humanos sejam limitados, evidências preliminares sugerem que a spirulina melhora a resposta imune e pode ter propriedades antivirais e de combate ao câncer, de acordo com os estudos feitos em conceituadas universidades nos Estados Unidos.

O que é a spirulina?

Esta alga verde-água é uma planta de água doce que hoje em dia tem se tornado uma das mais pesquisadas, assim como a clorofila e que vem sendo classificada como um “superalimento”. Crescendo ao redor do mundo, desde o México até a África, indo então até o Havaí, a spirulina é conhecida pelo seu sabor intenso e principalmente pelo seu mais poderoso perfil nutricional.

Embora você possa ter ouvido falar da spirulina apenas como um ingrediente em seus sucos verdes, barrinhas de cereal e de energia, e suplementos naturais, os benefícios da spirulina são tão surpreendentes que, em uma base diária, poderiam restaurar e revitalizar sua saúde.

A spirulina tem sido tão estudada nos últimos anos que já existem cerca de 1.200 artigos acadêmicos falando um pouco mais sobre essa planta que pode nos deixar muito mais saudáveis, onde são avaliados seus benefícios para a saúde.

Se você deseja saber como consumir a spirulina corretamente, abaixo você pode conferir alguns métodos de consumo para tal:

Método de consumo 1

Substitua um de seus suplementos vitamínicos que você faz uso diariamente por 4 comprimidos de spirulina. Esses 4 comprimidos de spirulina normalmente fornecerão a você, em média, 2 gramas de spirulina diariamente.

Método de consumo 2

Misture 1 colher de sopa do pó de spirulina em duas xícaras de suco de fruta natural sem açúcar e beba pela manhã. Para deixar seu café da manhã ainda mais reforçado e saudável, você pode ainda colocar seu suco com spirulina no liquidificador juntamente com uma banana e alguns cubos de gelo, bata tudo, e agora você tem um poderoso smoothie matinal!

Método de consumo 3

Coloque em um liquidificador 2 abacates descascados, o suco de 1 limão, 1 tomate picado, sal, pimenta e alho em pó a gosto. Adicione 1 ou 2 colheres de sopa do pó de spirulina aos seus ingredientes de guacamole e misture bem. Pronto! Você poderá desfrutar de uma receita de guacamole muito mais saudável com a adição de spirulina. Prepare os nachos!

Método de consumo 4

Combine 2 colheres de chá de cominho, pimentão e pimenta em pó. Adicione 2 colheres de sopa de spirulina e utilize a mistura como tempero para saladas, batatas assadas ou até mesmo fritas e outros pratos de sua preferência. Com a spirulina na sua alimentação, você ficará muito mais saudável.

Método de consumo 5

Adicione 1 colher de sopa de spirulina em 2 xícaras de um suco verde de sua preferência, mexa bem e beba imediatamente.

Método de consumo 6

Polvilhe 1 colher de sopa de pó de spirulina sobre sua pipoca recentemente estourada. Tenha cuidado para evitar derramar o pó em cima de você.

Agora que você já sabe como consumir a spirulina corretamente, dê mais uma olhada sobre os principais benefícios comprovados da spirulina e de como ela pode ajudar você a ser uma pessoa mais saudável.

Os benefícios comprovados da Spirulina

Nem todo mundo pode ter acesso a spirulina havaiana, considerada a melhor do mundo, porém, felizmente a spirulina produzida em outros locais e que chega as nossas mãos regularmente também inclui muitos dos benefícios de saúde que a spirulina pode trazer a pessoas que regularmente a consomem.

Alguns dos benefícios experimentados pelos consumidores de spirulina são:

Reduz a pressão sanguínea

A ficocianina é um pigmento encontrado na spirulina que os cientistas descobriram possuir efeitos anti-hipertensivos (ou seja, ela reduz a pressão arterial). Pesquisadores japoneses afirmam que isso acontece porque o consumo dessas algas de cor verde-água acaba causando uma maior disfunção endotelial na síndrome metabólica.

Apesar da descrição aparentemente preocupante da última frase acima, na verdade, os problemas relacionados ao metabolismo e ao seu funcionamento tem crescido cada vez mais, onde aí podem ter início o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e acidentes vasculares cerebrais. Sendo assim, a redução da pressão sanguínea causada pela spirulina pode ser extremante benéfica também em outros setores da nossa saúde.

Reduz o colesterol

Ainda nesses mesmos estudos feitos majoritariamente nos Estados Unidos, os benefícios da spirulina também demonstraram prevenir a aterosclerose e reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue.

Um recente estudo em animais mostrou que o maior consumo de spirulina estava relacionado com a redução do colesterol, o que sugere fortemente que quanto mais comemos, mais benefícios receberemos da spirulina. Os triglicerídeos séricos e o colesterol total também foram significativamente reduzidos nesse estudo.

Diminui a chance de um acidente vascular cerebral (AVC)

No estudo citado acima, os pesquisadores também descobriram que o suplemento de spirulina reduziu a superfície da aorta íntima de 33% para 48%, o que sugere que a spirulina pode prevenir a aterosclerose e possíveis casos de acidente vascular cerebral.

Aumenta energia

Quando você olha a composição química da spirulina, não é de se admirar que as pessoas que regularmente a consumam tenham uma abundância de energia, e para ainda potencializar esse efeito energético você pode adicionar o limão a spirulina, em um simples suco de limão, por exemplo.

A spirulina e o limão melhoram o desempenho energético porque desbloqueiam o açúcar de nossas células, aumentando a energia metabólica ao mesmo tempo em que nosso corpo basicamente “desperta” e assim nos sentimos mais ativos.

Acelera a perda de peso

Dietas ricas em alimentos ricos em proteínas e nutrientes, como a spirulina, promovem a perda de peso e as reservas de baixo teor de gordura através de uma variedade de mecanismos. Como precisamos de mais energia para melhorar nosso metabolismo, por exemplo, comer quantidades de proteína ajuda a manter tecido magro e contribui para a queima de gordura, e por isso a spirulina pode ser uma importante substituta a outras proteínas em uma dieta.

Além disso, a spirulina também pode diminuir a fome, e seus efeitos em pessoas com excesso de peso podem ser ainda melhores nesse sentido. Para maximizar esse benefício, tente consumir a spirulina pela manhã ou no decorrer do dia, evitando seu consumo durante a noite.

Alivia problemas relacionados a sinusites

Problemas de sinusites como a rinite alérgica, podem ser diminuídos com a ajuda da spirulina que beneficia o corpo, reduzindo a inflamação que faz com que as pessoas experimentem problemas sinusais, de acordo com numerosos estudos.  A spirulina é efetiva na redução da coceira, secreção nasal, congestão nasal e espirros, e traz muitos benefícios a pessoas que sofrem com esse tipo de doença.

Agora que você já sabe como consumir a spirulina corretamente e conhece mais sobre seus benefícios, faça uso dessa alga para melhorar a sua saúde!

 

Posts Relacionados:

Leave a Reply