Cabelos oleosos: 8 dicas para um cabelo mais bonito

Os cabelos oleosos são o vilão da vida de muitas mulheres, isso porque eles passam uma aparência de desleixo, pesados e muitas vezes podem parecer até sujos. Além disso, as mulheres de cabelos oleosos se limitam a deixá-los presos e raramente inovam nos penteados.

Pensando em oferecer soluções simples para esses casos, hoje vamos falar dos cabelos oleosos e te dar as melhores dicas para evitar esse problema. Continue lendo!

Cabelos oleosos x Oleosidade temporária

A primeira coisa que deve ficar clara é que alguns cabelos são naturalmente oleosos, o que é geralmente causado por fatores genéticos. Outros, podem ficar oleosos graças a circunstâncias exteriores, como poluição, calor, cloro de piscina e água do mar.

Além disso, outras pessoas possuem cabelo excessivamente oleoso na raiz e ressecado nas pontas. A melhor maneira de saber qual é o seu tipo de cabelo é através da observação: Olhe para o seu cabelo, como ele reage ao longo do dia e suas características.

Nos três  casos anteriores, os fios necessitam de cuidados específicos, que vamos falar com detalhes a seguir.

Use shampoo e condicionador adequados

Se engana quem pensa que o tipo de produto que você usa nos cabelos não faz diferença no tratamento dos fios. Pois saiba que usar o shampoo e condicionador adequados são o primeiro passo para evitar a oleosidade, sendo que os indicados para cabelos oleosos são os com pH baixo e adstringentes.

Evite lavar na água quente

A água quente estimula a secreção sebácea, porque abre os poros e tira a oleosidade natural dos cabelos, o que estimula a sua produção. Por isso, o ideal é lavar os cabelos na água morna ou fria, o que evita desestimula a produção de óleo.

Evite usar o secador muito quente

A dica da temperatura vale também para o secador de cabelo. Use-o em temperatura mais baixa e mais distante dos cabelos. Também vale usar um protetor térmico nas pontas antes de iniciar o procedimento.

Lave o cabelo todos os dias

Limpeza é essencial! No caso dos cabelos oleosos, o ideal é lavar os cabelos todos os dias, sempre com os produtos adequados.

Evite passar condicionador na raiz

Os condicionadores e cremes hidrantes não devem ser usados na raiz dos cabelos oleosos, porque essa prática pode deixá-los ainda mais pesados. No caso dos cabelos mistos, com a raíz oleosa e pontas secas, dê atenção especial às pontas.

Evite passar a mão nos cabelos

A oleosidade presente na mãos pode deixar os cabelos ainda mais oleosos.

Deixe o couro cabeludo respirar

O couro cabeludo das pessoas de cabelo oleoso precisa de ventilação, por isso, deixe os cabelos soltos e evite o uso de chapéus, boinas e lenços com frequência.

Invista em um shampoo à seco

Um shampoo a seco pode salvar o seu look nos dias em que seu cabelo está mais oleoso e não deu tempo de lavar. Ele tem uma aparência de talco, e promove uma limpeza superficial. Porém, o shampoo a seco não substitui o shampoo líquido, ele é usado apenas em momentos emergenciais.

E você, tem algum segredo de cuidado com cabelos oleosos? Conte pra gente nos comentários!

Posts Relacionados:

Leave a Reply