Banho de petróleo: mais brilho para seus cabelos! Saiba como fazer

Banho de petróleo

O petróleo do qual estamos falando aqui e que pode ser utilizado para o tratamento dos cabelos é um óleo incolor feito de petróleo líquido. Poucos sabem, mas esse tipo de petróleo pode ser frequentemente encontrado na maioria dos produtos de cuidados com o cabelo e até mesmo com a pele.

O principal objetivo do uso do petróleo é manter a umidade no cabelo, adicionar brilho e também evitar o frizz, e por isso o cabelo tratado com o banho de petróleo poderá ficar mais brilhante ao passo que combate fios opacos e desbotados, ao mesmo tempo em que hidrata o cabelo.

Existem muitas especulações sobre o uso de óleos minerais e também o efeito que eles têm na própria pele, e abaixo podemos conferir alguns dos benefícios do banho de petróleo para o cabelo.

Benefícios do banho de petróleo para o cabelo

1. Capacidade de manter a umidade

O petróleo que ajuda você a melhorar sua pele também ajuda você a cuidar do seu cabelo. Geralmente, um dos benefícios mais chamativos do petróleo para o cabelo é manter a umidade. Quando o petróleo é aplicado ao seu cabelo, ele cria uma barreira sobre suas cutículas, e isso ajuda a evitar que a umidade escape, assim como esse produto ainda consegue manter seu cabelo hidratado. Além disso, ele restringe que uma umidade adicional penetre no cabelo, deixando-o protegido e saudável na medida certa, evitando por exemplo, a oleosidade ao mesmo tempo que combate o problema dos fios secos.

2. É um bom condicionador para o couro cabeludo

O petróleo atua de forma excelente para lidar com problemas do couro cabeludo, como a psoríase do couro cabeludo, queda de cabelo e caspa. O banho de petróleo é realmente benéfico no tratamento de muitas questões relacionadas ao couro cabeludo, principalmente quando falamos em peles secas. Para tratar problemas como queda de cabelo, caspa ou psoríase, aplique o banho de petróleo no couro cabeludo e deixe a noite inteira. Normalmente você poderá repetir o tratamento duas ou três vezes e isso será o suficiente para tratar o problema. Além disso, o petróleo irá ajudar a melhorar sua raiz seca, podendo diminuir possíveis inflamações.

3. Define melhor os cachos

Um dos benefícios efetivos do banho de petróleo para o cabelo é definir melhor os cachos. Muitas pessoas que têm um cabelo com uma textura e aparência indefinida e rebelde podem aplicar o petróleo para separar os cachos corretamente. O petróleo irá manter os cachos juntos, além de torná-los mais suaves. Especialmente, quando aplicado em um cabelo liso, o petróleo também aumentará essa textura lisa do seu cabelo, reduzindo o frizz e aumentando o brilho.

4. O petróleo é leve e não gorduroso

Um dos melhores benefícios do petróleo para o cabelo é a sua textura, uma vez que ele é uma substância leve e não gordurosa. A aplicação de petróleo para o seu cabelo não deve fazer com que os fios pareçam oleosos ou pesados, embora isso possa depender do uso e aplicação do próprio óleo. Para aquelas pessoas que fizeram o uso do banho de petróleo e acharam que o cabelo ficou com uma aparência suja ou muito oleosa, a principal dica é diminuir a quantidade de produto aplicado em seu próximo uso, apostando na moderação.

5. Funciona em todos os tipos de cabelo

Normalmente, o petróleo age de maneira efetiva em todos os tipos de cabelo. No entanto, você deve ter cuidado para não usar o petróleo se seu cabelo estiver muito hidratado, ou junto com muito condicionador, porque isso poderá diminuir a eficácia do produto na hora do banho de petróleo.

6. É barato e acessível

Uma razão comum para o uso do petróleo no cabelo é o seu baixo preço. O petróleo é acessível e está amplamente disponível em lojas de beleza. Uma vez que o petróleo traz muitas das mesmas vantagens que os óleos vegetais, muitos consumidores acreditam que o petróleo pode ser uma opção melhor e mais barata.

Mais algumas dicas:

A pele seca pode ser um grande problema, uma vez que pode levar a algumas condições médicas, tais como pele escamosa, manchas secas e psoríase. O petróleo funciona bem para curar os problemas da pele seca, pois contém uma habilidade inerente para hidratar mais profundamente a pele e também para ajudá-la a cicatrizar mais rapidamente.

O petróleo atua como um emoliente e torna sua pele flexível e elástica. A umidade está bloqueada dentro das células da sua pele, bem como a camada superior da sua pele, a epiderme, e o petróleo ajuda a mantê-las hidratadas e saudáveis mesmo quando a pele está exposta ao ar seco e frio do inverno.

O petróleo ajuda a reduzir linhas de expressão, bem como ajuda a deixar a pele muito mais suave. Especialmente, a aplicação de petróleo no pescoço e no rosto garante uma diminuição nos sinais de envelhecimento, como manchas escuras e outras linhas de expressão.

O petróleo é muito seguro para bebês. As erupções na pele, por exemplo, são problemas comuns entre os bebês. A fim de reduzir a irritação e vermelhidão causadas por erupções cutâneas, basta aplicar petróleo (mas apenas poucas gotas) nas áreas problemáticas. O uso regular reduzirá a coceira e vermelhidão, e em alguns dias, as erupções cutâneas desaparecerão completamente.

Petróleo versus óleos naturais

Os benefícios do uso de óleos minerais no cabelo podem ser considerados limitados quando comparados a outros óleos naturais. A grande crítica ao petróleo em seu uso relacionado ao campo da beleza é que ele é um ingrediente barato e comum para a produção em massa e, portanto, ele pode não ser a melhor escolha.

Segundo alguns especialistas e entusiastas de produtos naturais, é preciso considerar que há uma série de alternativas naturais, que oferecem os mesmos efeitos positivos e ajudam a infundir nutrientes no cabelo, podendo trazer ainda mais benefícios do que o petróleo. Alguns óleos naturais muito bons para o cabelo são o óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino, óleo de uva, óleo de jojoba, entre outros.

Se você está procurando por novas alternativas e tratamentos para o seu cabelo, experimente o banho de petróleo, mas também dê uma chance aos óleos naturais e descubra qual é o melhor para o seu tipo de cabelo!

Posts Relacionados:

Leave a Reply