Autoexame de mama: Veja o passo a passo

Vamos falar da nossa saúde? Quando foi a última vez que você fez o autoexame de mama?

Esse é o segundo tipo de câncer mais comum em todo o mundo e o mais comum entre nós mulheres, respondendo por quase 25% dos novos casos de câncer todo ano. Existem vários tipos de câncer de mama e a incidência cresce após os 35 anos.

Para 2015 a estimativa é de 57 mil novos casos no país.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, como idade, quantidade de estrogênio pelo organismo ou consumido pela mulher, ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa, exposição à radiação ionizante, e também fatores genéticos.

A recomendação no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Mas é importante que as mulheres conheçam suas mamas e que fiquem atentas a qualquer alteração nelas.

Você sabe como fazer o autoexame? Então vamos ao passo a passo.

No espelho

Com as mãos na cintura observe as mamas. Veja se está tudo ok quanto à forma das mamas, preste atenção se o tamanho e contorno estão iguais. Além da mama, repare também se está tudo certo com a pele da auréola e mamilo.

No chuveiro

Deixe as axilas mamas bem ensaboadas. Fique com a coluna reta e ponha um braço atrás da nuca. Com as pontas dos dedos da outra mão, faça movimentos circulares de fora para dentro das mamas.

Aqui vale procurar espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa.

Mamilos e auréolas

Pressione suavemente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções ou lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas.

Axilas

No autoexame da mama, as axilas também precisam de atenção. Também em movimentos circulares que vão da mama em direção às axilas, procure a presença de caroços nessa região percorrida.

Deitada

Apoie o ombro direito sob um travesseiro ou toalha, e a mão direita atrás da cabeça. Repita os movimentos circulares procurando por possíveis alterações. Troque de ombro e de mão e repita o procedimento com o lado esquerdo.

Previna-se

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Controlar o peso corporal e praticar exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.

Se você notou algo diferente, não peça ajuda para a amiga que vai procurar na internet ou algo do tipo. O ideal é que você mantenha a calma e procure a orientação de um especialista.

É importante lembrar que o autoexame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por um profissional de saúde qualificado para essa atividade.

Portanto, ele não deve ser usado como substitutivo à mamografia.

Além disso, quanto mais cedo o câncer de mama é detectado, maiores são as chances de cura. Por isso, se toque! Não deixe de se prevenir e fazer o autoexame.

Posts Relacionados:

Leave a Reply