Aparelho ortodôntico: cuidados e dicas para um sorriso perfeito

Chegar à perfeição ou bem perto disso requer esforço, dedicação e, em alguns casos, um pouco de desconforto também. Que o diga quem precisa usar aparelho nos dentes.

Mas, com os cuidados certos, o visual impecável é só uma questão de tempo. E a convivência com o sorriso de lata pode não ser tão difícil quanto se imagina. Saiba como:

arparelho-ortodôntico-dicas-e-cuidados

  • Confira o aparelho no espelho de vez em quando – principalmente quando é convidado para um almoço de negócios importante ou um coquetel chique.

Comida grudada nos braquetes já não é algo agradável, imagine quando você precisa manter uma conversa especial. Faça um bochecho antes de ir engatar o papo.

Fuja de alimentos grudentos – assim como dos famosos chicletes e coisas do gênero. São itens que não combinam nem um pouco com aparelhos ortodônticos.

E para evitar aquele sorriso com um verdinho agarrado no dente, o ideal é ficar longe das verduras também.

  •  Use cera para proteger a bochecha – é comum ter pequenos cortes na bochecha nos primeiros dias após a colocação do aparelho.

Antes mesmo de voltar ao ortodontista, você pode usar uma cera própria para os braquetes, protegendo e cicatrizando a área da bochecha que está machucada.

  • Pode beijar sem receios – inclusive se a outra pessoa também usar aparelho ortodôntico. Acredite, vocês não ficarão enroscados. Apenas verifique antes se existe algum fio solto, para não machucar o parceiro. Fora isso, relaxe e aproveite o momento.
  •  Escove os dentes, sempre! Higiene bucal não é deixada de lado quando se usa o chamado sorriso de lata. Ao contrário… Com elementos extras na região, todo cuidado é pouco.

E toda vez que comer algo, escove os dentes e passe o fio dental. Se não for possível, use o fio pelo menos após a principais refeições.

Para facilitar essa missão, existe o passa fio, um tipo de agulha de plástico que ajuda a entrar no arco.

Sobre a escovação, você pode continuar usando a escova normal ou comprar uma própria para quem usa aparelho nos dentes, que facilita o acesso aos pontos mais difíceis. Mas é importante que as cerdas sejam macias para não agredir a gengiva e causar retração.

  • Cinema sem pipoca – evite alimentos duros como a pipoca. Eles quebram o aparelho com frequência, aumentando o tempo de tratamento.

Maçã, cenoura e produtos parecidos podem ser consumidos, mas sempre em porções pequenas cortadas com faca, jamais com os dentes.

  • Chocolate pode, mas só em casa – na escola, trabalho ou qualquer outro compromisso, pode ser meio constrangedor, pois o alimento pigmenta os braquetes, deixando-os mais evidentes.

 Quem usa aparelhos estéticos precisa ficar atento a esse tipo de sujeira também.

  • Aparelho com estilo – aproveite que as borrachinhas do aparelho estão cada vez mais coloridas, bonitas e diferentes. Se você não tem medo de ousar, aposte no formato de estrela, naipe de baralho ou nas borrachinhas douradas.
  •  Não mastigue objetos estranhos – tampa de caneta, lápis e outras coisas que, distraidamente, levamos à boca, são ainda mais danosas aos que possuem aparelho ortodôntico.
  • Jamais limpe o seu aparelho com palitos de dentes, pois isso pode estragar seus componentes.

A boa higiene bucal e o correto uso do aparelho, aliados à frequência nas consultas, estão diretamente ligados ao tempo total do tratamento.

Mas seja qual for o período no qual terá que conviver com ele, aproveite as dicas de hoje para manter sua saúde sempre em dia e ainda evitar saias justas no seu dia a dia.

Lembre-se sempre que o acessório tem como objetivo deixar o sorriso mais bonito e saudável. Porém, se não houver disciplina na rotina de cuidados, o tiro pode sair pela culatra.

Ou seja, ao dificultar alguns processos básicos de higiene bucal, ele pode, inclusive, aumentar o depósito de placa bacteriana.

Cuide-se, e até breve com novas dicas!

Posts Relacionados:

Leave a Reply