Ampolas Capilares: para que servem?

Cada vez mais populares, as ampolas capilares prometem ser uma forma de proteger os cabelos de todos os tipos de agressões diárias que inevitavelmente sofrem. O clima, a temperatura, a poluição do ambiente, o uso de produtos químicos e diversos outros fatores externos dificultam significativamente a manutenção de cabelos que sejam, ao mesmo tempo, bonitos e saudáveis.

A promessa das ampolas capilares é fornecer os requerimentos nutricionais para fortalecer os fios e combater estes efeitos tão indesejados. Os produtos ganharam destaque recentemente por sua forma atrativa de venda, em pequenos frascos coloridos que chamam a atenção onde quer que sejam vendidos.

É necessário questionar, no entanto, qual é a verdadeira função das ampolas capilares, quais são seus usos, sua importância e, claro, quais são os cuidados necessários com este tipo de material:

O que são as ampolas capilares?

De forma resumida, as ampolas capilares são nutrientes oferecidos de maneira líquida para serem aplicados diretamente nos cabelos. Vendidas em porções individuais ou em conjuntos com pequenos frascos separados, essas ampolas permitem que você ofereça uma dose adicional de componentes essenciais para seus fios de cabelo, auxiliando-os a aguentar os difíceis processos que tendem a prejudicar a qualidade, formar pontas duplas ou resseca-los.

As ampolas capilares são especialmente recomendadas para aquelas pessoas de cabelos compridos que não possuem um planejamento preciso para cuidar das saúde dos fio do cabelo, especificamente. Em outras palavras, quem já frequenta o salão com o objetivo específico de tratar a saúde dos fios, não deve colocar mais nutrientes sobre eles. Já aquelas pessoas que simplesmente realizam tratamentos estéticos, podem beneficiar-se significativamente do uso das ampolas.

Cada ampola é destina para uma única aplicação. Isso significa que uma ampola é suficiente para todo o cabelo, e que deve ser utilizada de forma imediata. Evite utilizar mais de um fracos, pois o excesso de vitaminas é tão prejudicial quanto sua falta, nos fios de cabelo.

Além disso, é importante considerar que cada frasco possui um tipo de composição – geralmente definida pela sua cor. Por isso, sempre confira quais são os nutrientes mais importantes para a saúde do seu cabelo, baseado no tipo e na sua rotina, antes de selecionar quais ampolas capilares você precisa adquirir.

Como usar as ampolas capilares?

Cada tipo de ampola, a depender da composição, possuem uma forma específica de uso, com a intenção de favorecer mais o aproveitamento dos nutrientes disponíveis. Pode-se dividir as ampolas especialmente em relação à sua função. Há ampolas destinadas para a limpeza, para combater problemas naturais de cada tipo de cabelo (como muito ressecados, ou muito oleosos), e ampolas focadas na proteção de danos externos.

Cada uma delas apresenta um conjunto de instruções em sua embalagem. Sempre obedeça essas instruções, pois o uso incorreto pode não ajudar em nada a saúde do seu cabelo. As ampolas de limpeza, por exemplo, devem ser utilizadas durante o banho, enquanto as de proteção costumam ser aplicadas após o banho, e a inversão do uso simplesmente acaba com a eficiência do produto.

Quando usar as ampolas capilares?

A recomendação geral é que você planeje o uso das ampolas de acordo com o que puder definir com a pessoa responsável por seus cortes de cabelo e tratamentos capilares. Em geral, a aplicação do produto é feita a cada quinze dias, em ciclos que podem ou não variar o tipo de nutriente utilizado nos fios, de acordo com a necessidade.

A aplicação geralmente pode ser feita em casa, mas é importante que você pesquise sobre a ação dos nutrientes sobre seus fios de cabelo e, em especial, para o seu tipo de cabelo. O que pode funcionar na hidratação de fios ressecados, por exemplo, pode ser péssimo para fios oleosos. Por isso, tenha certeza de sempre receber as recomendações que sejam adequadas para o seu tipo de cabelo!

Posts Relacionados:

Leave a Reply